Sábado é dia de vacinar contra a gripe em
Rio Claro
Rio Claro
O setor de Vigilância Epidemiológica informou que nos três primeiros dias de campanha, 3.183 pessoas tomaram a vacina contra a gripe em Rio Claro, sendo 2.605 idosos, 171 gestantes e 407 crianças. A meta rio-clarense é vacinar quase 20 mil idosos, 2.300 gestantes e 2.300 crianças.
Somente na Unidade Básica de Saúde Oreste Armando Giovanni (UBS 29) foram vacinadas 824 pessoas, sendo 71 crianças com até dois anos, 31 gestantes, seis profissionais da saúde e 716 idosos. A enfermeira da unidade Fabiana Almeida Mota, 30, disse que a procura tem sido grande, com média de 150 pessoas por dia.
No sábado, 30, a equipe da unidade vai visitar acamados e entidades que atendem idosos para aplicar a vacina, que só é contraindicada apenas para pessoas com alergia aos componentes da vacina que já tiveram problema em outra campanha.
A também enfermeira Emanoelle Camargo Vivan levou o filho Nicollas Vivan de Godoy, de apenas seis meses, para tomar a vacina que é aplicada na perna da criança. “Eu sei que precisa e trago com dor no coração porque dói, mas tem que dar a vacina. É uma proteção para a criança. A outra vez ele teve um pouco de reação, mas depois passa”, disse Emanoelle.
O motorista aposentado Lauro Basso, 70, toma a vacina todos os anos e também procura manter uma rotina saudável, com caminhadas e alimentação adequada. O casal Solange Lopes Rodrigues, 65, e João Rodrigues Wolff, 73, aproveitou a tarde de sexta-feira, 29, para colocar a vacinação em dia. “Tomamos todos os anos e não temos reação nenhuma”, disse ela. O marido acrescentou que “não dói nada, nem senti”.
Rio Claro terá 16 salas de vacinas para atender a população na manhã e tarde deste sábado (30) na campanha de vacinação contra gripe. O atendimento será feito das 8h às 17h, nas unidades básicas de saúde, nas unidades de saúde da família e na sede da Fundação de Saúde, que fica na Avenida 2, ruas 3 e 4.
É importante apresentar a carteira de vacina. Além das pessoas com 60 anos ou mais, neste ano, também serão vacinados os trabalhadores da saúde, gestantes e crianças de seis a 24 meses. A vacinação é gratuita. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro.
No município de Rio Claro, a meta é vacinar pelo menos 80% dessas populações. A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada na segunda-feira, 25 de abril. Conforme levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica, nos três primeiros dias, 3.183 pessoas tomaram a vacina, sendo 2.605 idosos, 171 gestantes e 407 crianças. A meta rio-clarense é vacinar quase 20 mil idosos, 2.300 gestantes e 2.300 crianças.
A vacina que será utilizada neste ano é produzida pelo Instituto Butantan e é inativada (contém partes de vírus mortos), segura, eficaz e pouco reatogênica. A vacina contém dois tipos de vírus de influenza que já estiveram presentes em campanhas anteriores - H3N2 e B/Brisbane, e também o vírus H1N1. Além disso, a vacina contém Timerosol/Neomicina como conservantes e é produzida em ovos embrionados de galinha.
Saúde bucal
Além da vacinação contra a gripe, no sábado, 30, as unidades de saúde de Rio Claro promoverão uma campanha de diagnóstico precoce de doenças bucais. O atendimento é de graça e será feito das 8h às 17h. Se for identificada alguma anomalia, o paciente será encaminhado para agendamento no Centro de Especialidades Odontológicas. Além do diagnóstico, as pessoas receberão orientações sobre o assunto.
0 comentários:
Postar um comentário